Aula Bíblica Principiantes #1

Olá, amigos do Blog. Hoje vamos iniciar com a primeira lição do currículo com Aulas Bíblicas para Principiantes, com idade de 3 a 4 anos. Confira as Características da Idade, para aplicar da melhor maneira o ensino.

O currículo de Principiantes será formado por narrativas bíblicas em ordem cronológica com a finalidade de apresentar uma visão panorâmica da Bíblia para que elas comecem a entender: Quem é Deus? O que ele faz? Qual a razão da nossa vida? Como devemos viver?

Através das narrações bíblicas introduziremos as aplicações para a vida da criança. Teremos como objetivo ir além do comportamento das crianças, buscando não perder de vista as atitudes do coração, que estão por trás do comportamento. Jesus ensina que o comportamento será resultado do coração. Para isso precisamos dar uma boa instrução formativa para nossos filhos e alunos a fim de que compreendam que o comportamento procede do coração.

Precisamos ensiná-los coisas mais profundas do que punições e recompensas. Devemos deixar claro que existe um Deus que fez todas as coisas e nos fez também e que Ele nos diz o que devemos fazer para o nosso próprio bem e para Sua Glória.

Com esse objetivo daremos início ao currículo dos Principiantes (3 e 4 anos).

Unidade 1- Conhecendo Deus

Aula 1: Deus criou tudo

Pensamento bíblico – Gênesis 1:1 “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

  • Brincar Receba as crianças com alegria e dê atenção para os pais ou responsáveis que trazem as crianças para a sala. Enquanto elas chegam, deixe que brinquem livremente com os brinquedos próprios da sala sob os cuidados de outro professor. 
  • Ideias para o ensino: 

1 – Faça números grandes de 1 a 7 e providencie figuras referentes a cada dia da criação. Os números e as figuras correspondentes devem ser fixados num painel, num flanelógrafo, num imantógrafo ou colocados na mesa enquanto você conta a história e fala de cada elemento da criação.

Numeros da criação

Numeros da criação

2 – Providenciar algumas revistas com figuras da natureza para que a criança recorte e cole num livrinho da criação.

3 – A criança também pode fazer desenhos dos elementos criados por Deus num livrinho com folhas de sulfite que você dará para cada uma.

Livro criação

4 – Programe um pique-nique com as crianças em sala de aula, fazendo uma salada de frutas e comentando as delícias que Deus criou pra nós. Escolha as frutas que as crianças mais gostam. Você pode picar as frutas numa vasilha para as crianças pegarem aquilo que gostam de comer. Pode ser feito na hora do lanche.

5 – Ponha várias figuras de frutas num varal no canto da sala.

6 – Faça o Cantinho da Criação com: plantas, pedras, flores, galhos, ninho, animais de pelúcia, livrinhos, figuras, para que a criança observe no início ou fim da aula.

7 – Atividade ao ar livre: se tiver condições, leve as crianças para um parque e dê um saco para que cada criança procure coisas da natureza, criadas por Deus: folhas variadas, flores, pedras, sementes.

8 – Providencie vários animais de plástico, pelúcia ou figuras de animais para fixar em caixa de areia e monte um pequeno zoológico com as crianças. Os animais podem ser colocados numa caixa surpresa, em destaque, para a apresentação da atividade

Animais

9 – Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.

  • Lembrancinha da aula - Deixe que cada criança leve para casa o seu caderno da criação feito em classe. Você pode fazer os números no lugar do caderno para que as crianças colem as figuras.
  • Louvor Infantil – Inicie a aula mostrando as figuras do louvor e os instrumentos musicais. Guarde os brinquedos com as crianças e sente-se com elas no tapete para o louvor. Se quiser, pode fazer um fantoche de vara, com um relógio de mudança de atividade e outro fantoche de vara com notas musicais ou crianças cantando. Isto facilita na mudança de atividade, na disciplina e dá sequência e segurança para as crianças que vieram da sala de 2 anos. Cante e toque com elas algumas melodias referentes ao tema da aula: “Tão grande é meu Deus, meu Deus é tão grande que todas as coisas criou”; “ O mundo de Deus”; “Se eu fosse um elefante com a minha tromba louvaria ao Senhor”; “Quem fez dona coruja? Foi Deus, foi Deus”; “Quem fez as lindas flores? Foi você? Fui eu? Não! Foi nosso Pai do Céu.”; ou outro que conhecer.

Fantoche de Relógio

  • Mostre novamente o relógio de mudança de atividade e também uma Bíblia. Guarde com as crianças os instrumentos e figuras de louvor e vá com as crianças para a mesa em U para ensinar o versículo e a lição bíblica. Leia o versículo para elas na Bíblia – Gênesis 1:1 e faça com que repitam mostrando figuras ou cartazes: com céu e terra (natureza com rio animais flores, frutos, árvores e pessoas).
  • Ensino – Quando passeamos, vamos à escola ou viajamos, vemos flores, árvores, animais, montanhas, mares, rios, pessoas. Vivemos num mundo muito grande e lindo, com coisas diferentes para conhecermos. Você já perguntou: “Como o mundo foi feito?” Antes de Deus criar o mundo, não existia nada em lugar nenhum. Não existia céu, nem sol, nem árvores. Só existia uma grande escuridão. A Bíblia diz (mostre a Bíblia) que Deus fez todas as coisas, animais e pessoas.  Nós acreditamos na Bíblia porque ela é a Palavra de Deus e sabemos que Deus criou tudo pela Sua Palavra. A primeira coisa que Deus criou foi a Luz. Deus disse: “Haja luz e houve luz” (à medida que for mencionando as coisas criadas, mostre o número e as figuras referentes). Figura 1, assim, Deus fez o dia pra gente trabalhar, estudar, brincar e a noite para dormir e descansar. Figura 2, Deus fez as águas: rios, mares, chuva, lagos. Figura 3, Deus fez a terra, criou sementes, plantas para embelezar o mundo com as flores, frutas, árvores, legumes. Vocês sabiam que as plantas crescem em várias direções? Umas crescem para cima como os tomates, milho; outras crescem para baixo como a cenoura, beterraba; outras crescem para os lados como as abóboras e as melancias. Figura 4, Deus fez também o Sol, a Lua e as Estrelas. O sol para iluminar o dia e a lua e estrelas para iluminar a noite. Figura 5, Deus fez todos os peixes e todas as aves. Figura 6, Deus fez todos os animais. Os pequenos como o gato, o cachorro, o coelho e os grandes como a girafa e o hipopótamo. Fez os bois, elefantes, leões e zebras, os jacarés e a tartaruga, os macacos e os esquilos. Deus viu que tudo era muito bom, mas quem iria cuidar de tudo? Então, no mesmo dia, Deus fez o homem, diferente de tudo que havia criado, para ser seu amigo e chamou-o de Adão. Adão devia cuidar de tudo: da terra, da água, das plantas, dos animais, das aves. Deus fez também a mulher para ser companheira de Adão e ajudá-lo nesta tarefa. O nome dela era Eva. Figura 7, depois de ter criado tudo, Deus descansou. Adão e Eva viveram neste lindo paraíso. Tudo o que Deus criou é bom. Por isso devemos cuidar da criação de Deus. Devemos cuidar das plantas, tratar bem os animais, não jogar lixo nos rios ou nas ruas, porque assim todos nós viveremos bem melhor neste mundo tão lindo que Deus criou pra nós.
  • Oração – Faça uma oração de louvor e agradecimento. Mostre uma figura de criança orando. “Eu te louvo, Senhor, por minha inteligência, pelo mundo tão lindo que o Senhor criou para nós cuidarmos, pelo perfume das flores, pelos animais, pelas frutas e todas as comidas que nós temos”. Obrigada porque o Senhor nos ama. No nome de Jesus, amém.

Crianças orando

  • Lanche - Agradeça o lanche orando: “Obrigada, meu Deus, pelas frutas gostosas, em nome de Jesus, amém”. Explique que todas as frutas fazem bem pra saúde. Ofereça alguma fruta que eles não conhecem para experimentar. Pique todas as frutas e deixe numa travessa no centro da mesa para que eles peguem conforme quiserem.
  • Trabalho manual – Ponha as revistas na mesa, tesoura própria para criança, cola e o livrinho de sulfite da Criação. Deixe que as crianças recortem as figuras e colem. Se preferir faça números grandes para que as crianças colem as figuras neles. Neste caso, preste atenção no tamanho das figuras para que caibam nos números. As crianças poderão precisar de ajuda, portanto fique atenta: cada número tem as suas figuras. Guarde os trabalhinhos conforme as crianças forem terminando, coloque nome, para depois entregar na saída a fim de que revisem a matéria com seus pais em casa. As crianças que terminaram devem ser incentivadas a observar o varal com figuras de animais e o Cantinho da natureza com os objetos.
  • Brincar - Deixe que as crianças brinquem livremente enquanto esperam por seus pais. Incentive as crianças para que observem os elementos da natureza no Cantinho que foi montado. Entregue os trabalhos manuais na saída para os pais e diga para revisarem o ensino em casa.

  • Deixe seu comentário sobre esta Aula Bíblica para Crianças de 3 e 4 anos, compartilhando suas experiências de ensino.
  • Envie este link para seus amigos nas redes sociais, assim você nos ajuda a divulgar a mensagem. Inscreva também seu e-mail ao lado direito da página para receber as próximas lições.
  • Até o próximo post!

 

9 ideias sobre “Aula Bíblica Principiantes #1

  1. Lucimar Mendel

    Agradeço a Deus por colocar pessoas especiais que nos oferece tantos materiais para nos auxiliar.

    Obrigada,

    Deus abençoe.

    Resposta
  2. Pingback: Aula Bíblica Principiantes #2 | Ensino Infantil num Clique

  3. Renan Sales

    Mais uma vez parabéns!!
    Material abençoado… Vamos aplicar em nossa primeira aula com as crianças.
    Que Deus continue abençoando e capacitando a sua vida!!

    Resposta
  4. Karina

    Esse ano vou trabalhar com crianças na minha igreja e adorei as aulas para iniciantes de 3 a 4 anos.

    Resposta
    1. Regina Cobra Autor do post

      Bruna fico muito feliz por facilitar seu trabalho e agradeço seu retorno que vale como incentivo. Minha oração é que Deus abençoe seu trabalho com muitos frutos pra eternidade e pra glória de Deus. Abr

      Resposta

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s