Programa Dia das Mães na Igreja

Aí vai uma ideia para comemorar o Dia das Mães com as crianças de sua igreja. O programa é bem fácil de colocar em prática e tem uma sugestão de lembrancinha para as mamães. Você só precisa se planejar com antecedência. Espero que goste!

CORAÇÃO NAS MÃOS DE DEUS

1 – Enfeite o palco com um grande coração, colocando no centro a foto ou a figura de uma mãe com seu filho. Se possível, desenhe as mãos de Deus segurando o coração.

2 – Uma semana antes da apresentação, tire fotos de todas as mães da igreja com seus filhos, não importando a idade. E no dia da apresentação do programa, mostre as fotos no telão da igreja, no final da peça, com uma música ao fundo.

3 – Escolha 8 crianças maiores para representar os personagens.

4 – Providencie as roupas especiais de época e os objetos.

5 – O texto pode ser decorado ou lido pela criança que levará a folha do texto dentro da Bíblia ou pode ser lido por um narrador enquanto a criança entra no palco e se posiciona. A primeira criança a se apresentar permanece no palco até terminar o programa. As demais crianças participarão do coral que terá lugar fixo no canto do palco.

6 – Ensaie um coral infantil ou bandinha com músicas próprias para Dia das Mães. Se não for possível, convide uma ou mais pessoas para solos.

7 – No final da programação, convide todas as mães presentes para o palco e entregue uma lembrancinha. Clique aqui e confira algumas sugestões de lembrancinhas para o Dia das Mães.

8 – Sugestão de lembrancinha: Calcule o número de mães da igreja e acrescente mais uma quantidade suficiente para visitantes e compre cadernos simples que serão enfeitados pelas crianças com corações de EVA na capa e a palavra RECEITAS. Enfeite também o caderno das mães visitantes. Escolha duas ou mais receitas e faça cópias suficientes para colar no início de cada caderno.

Início da apresentação:

Narrador: Hoje, estamos aqui para comemorar um dia muito especial – o Dia das Mães. Sabemos que todas as mães merecem nosso carinho por tanto amor que sempre dedicam a seus filhos. Mas também queremos alertar para a importante missão que cada mãe tem: a de educar com responsabilidade dando sempre o exemplo.

Vamos mostrar através desta representação, o exemplo que algumas mães da Bíblia deixaram para seus filhos.

(Entra a primeira criança) 

1ª Criança – Salomão (com manto e coroa)

Salomão

Meu nome é Salomão e sou filho de Bate-Seba. Meu pai o rei Davi, já era muito idoso quando meu irmão Adonias resolveu tomar-lhe o trono. Este lugar seria meu conforme os planos de Deus. Mas parece que meu pai se esqueceu da promessa que fizera à minha mãe de que eu reinaria depois dele.

Quando Adonias traiçoeiramente assumiu o poder, o profeta Natã, meu tutor espiritual, procurou minha mãe. Juntos combinaram defender meus direitos. Ela ouviu com atenção os conselhos e orientação do profeta e colocou-os imediatamente em prática. Deu tudo certo e eu fui ungido legalmente o rei de Israel pelos oficiais de meu pai.

Bate-Seba, minha mãe, deixou-me o exemplo de obediência à direção divina, seguindo os conselhos da pessoa certa – Natã, o profeta de Deus.

2ª Criança - Jacó (com panela de barro e colher de pau)

Jacó

Eu sou Jacó, um dos gêmeos que Deus deu a Rebeca e Isaque, meus pais.

Minha mãe era linda, trabalhadora e destemida. Meu pai a amava muito e viviam numa felicidade quase perfeita. Quase…porque ela era estéril. Meu pai orou por ela durante 20 anos. E então, nascemos eu e Esaú. Daí por diante as coisas começaram a mudar no nosso lar. À medida que crescíamos, o respeito entre os meus pais foi diminuindo. Meu pai amava Esaú e minha mãe me amava. O lar estava dividido pelo favoritismo de nossos pais.

Antes de nascermos, Deus tinha falado à minha mãe que no seu ventre havia dois povos e que o mais velho serviria ao mais moço. Meu pai, por causa de sua predileção por Esaú, desprezou a palavra do Senhor. Foi então, que minha mãe, sem consultar a Deus, tomou as suas próprias iniciativas. Incitou-me a disfarçar e enganar ao meu pai, já quase cego, para alcançar a benção especial que ele prometera dar a Esaú.

Conseguimos o que queríamos, mas pagamos caro pelos erros cometidos. Tive que fugir de casa porque meu irmão queria me matar e separei-me para sempre de minha querida mãe. Sofri muito até aprender a fazer as coisas do modo do Senhor e não do meu. Minha mãe me deixou um triste exemplo: usou de artifícios, mentiras e desonrou meu pai para alcançar seus objetivos.

3ª Criança - Filho da Sunamita (com cesto de espigas de milho)

Filho da Sunamita

Não sou conhecido pelo meu nome e nem minha mãe. Ela é chamada de “a sunamita” porque vivia na cidade de Sunén.

Minha mãe era uma mulher rica, temente a Deus e hospitaleira. O profeta Eliseu foi convidado a tomar refeições em nossa casa, toda vez que visitava Sunén. Por sugestão de minha mãe, meu pai construiu um quarto de hóspede especialmente para ele. O profeta, então, começou a pensar numa maneira de demonstrar sua gratidão à sua hospedeira. Depois de muito investigar, descobriu que a única coisa que lhe faltava era um filho. Chamou-a e disse-lhe que dali a um ano ela seria mãe. Foi assim que eu nasci para alegria completa de meu lar.

Um dia, porém, ainda menino, quando estava no campo com meu pai, tive uma insolação e morri. Apesar da profunda dor que sentiu, minha mãe não perdeu a calma. Deitou-me na cama do profeta e foi procurá-lo imediatamente no monte Carmelo. De longe, Eliseu avistou-a e mandou seu discípulo perguntar-lhe: – Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: – Tudo bem.

Foi somente ao chegar aos pés do “santo homem de Deus” que ela abriu seu coração. Insistiu que ele e somente ele fosse à nossa casa. O profeta foi e pelo poder de Deus deu-me vida novamente.

O maior exemplo que minha mãe me deixou foi o de uma mulher que tem a paz de Deus no coração.

4ª Criança - a filha de Herodias (vestida de dançarina oriental)

Filha de Herodias

Minha mãe pertenceu a alta nobreza da Galiléia. Chamava-se Herodias e era neta de Herodes, o Grande. Por causa do tio Herodes Antipas, o rei, ela abandonou meu pai para viver com ele. O pregador João Batista por várias vezes chamou a atenção do rei para o fato  de que estava pecando em viver com a esposa do irmão. Minha mãe, por isso, passou a odiar o pregador. Ela e o rei esperavam uma ocasião para se vingarem dele.

Um dia, houve uma grande festa na corte, era o aniversário do tio Herodes. Fui convidada para dançar e agradei muito tanto ao rei quanto aos seus convidados. Herodes, entusiasmado, prometeu me dar o que eu quisesse – até metade do seu reino.

Fui perguntar à minha mãe o que deveria pedir e fiz justamente o que ela me sugeriu. Pedi ao rei que me levasse, sem demora, a cabeça de João Batista num prato. O rei mandou imediatamente decapitar o profeta e eu entreguei à minha mãe aquele impressionante e estranho presente. Tudo que posso guardar de minha mãe é a triste lembrança de uma mulher que viveu em adultério, ódio e vingança.

5ª Criança - Timóteo (com rolos de pergaminhos)

Pergaminho

Meu nome é Timóteo. Sou filho de Eunice e neto de Lóide, duas cristãs extraordinárias. Passei minha infância ouvindo das duas as histórias dos heróis do Velho Testamento. Decorei muitos textos da Lei de Moisés, dos Salmos e dos Profetas. Quando ouvi a respeito do Senhor Jesus, aceitei-o como meu Salvador. Pude dar um bom testemunho a todos que me conheceram. E quando o apóstolo Paulo chegou à minha cidade e me convidou para acompanhá-lo nas suas viagens missionárias, eu tinha todas as condições para ir com ele. Minha mãe foi a força motriz do meu ministério pastoral.

Ela foi para mim um exemplo de amor e fidelidade à Palavra de Deus. E, ao deixar-me partir para o campo missionário no estrangeiro, pude constatar até que ponto ia o seu desprendimento. Tenho na minha mãe o exemplo da mulher que tinha missões no coração.

6ª Criança - Filha de Ló (estátua de sal)

Estátua de sal

Eu sou filha de Ló. Meu pai era sobrinho de Abraão. Nós morávamos em Sodoma e meu pai servia a Deus. Aliás, éramos a única família a servir a Deus naquela cidade.

Certa vez, Deus mandou dois anjos em casa para conversar com meu pai. Eles queriam tirar a nossa família dali porque Deus destruiria a cidade por causa do pecado. Então, os anjos levaram meu pai, minha mãe, eu e minha irmã para fora da cidade e disseram: Não olhem para trás para que não pereçam. Então o Senhor fez chover enxofre e fogo e destruiu Sodoma.

Mas minha mãe desobedeceu às ordens de Deus e olhou para trás se transformando numa estátua de sal, ficando pelo caminho. Este foi o exemplo que minha mãe infelizmente me deixou: o da desobediência.

7ª Criança - Miriã (com cesto e bebê)

Midiã e Moisés

Meu nome é Miriã. Eu vivia muito feliz com meu pai Anrão, minha mãe Joquebede e meu irmão Arão. Mas, naqueles dias Faraó ordenou a morte de todos os meninos que nascessem do meu povo hebreu e mamãe Joquebede estava grávida!

Ela confiava em Deus por isso orou muito pedindo ajuda Dele. Nós não queríamos que o nenê nascesse para ser morto. Não podendo escondê-lo por muito tempo, mamãe pegou um cesto de junco, colocou meu irmãozinho Moisés e largou-o na beira do rio. Orou a Deus e pediu que eu ficasse ali observando.

Naquele momento a filha de Faraó estava se banhando na beira do rio e viu o cesto.

Logo abriu e ali estava Moisés, meu irmãozinho. Ele chorava e a filha de Faraó quis ficar com o nenê. Que alegria! Logo cheguei perto e disse que chamaria uma pessoa para ajudar a criar a criança.

Vocês podem imaginar quem eu chamei para cuidar de meu irmãozinho? Isso mesmo. Minha mãe! Ela era uma mulher de fé e de oração. Foi este o exemplo que ela deixou.

8ª Criança - criança atual (roupas modernas e Bíblia)

Mãe e filho

E a senhora mamãe do século XXI? Que exemplo vai deixar para nós, filhos e filhas? O que a senhora guarda no seu coração para nós? Está aproveitando o seu tempo de vida para nos ensinar a palavra de Deus?

Mamãe, a senhora está vivendo os ensinamentos de Deus para que eu também possa aprendê-los? Está dobrando os joelhos para nos apresentar a Ele em oração?

Nós, os filhos, só vamos compreender a grandeza do amor de Deus se o virmos em vocês, mamães. Não nos deixe viver uma vida de escravos do pecado e da desobediência! A senhora, mamãe, já conhece o poder do nome e do sangue de Jesus. Nós também precisamos conhecer e receber essa verdade. Ajude-nos mamãe!

A responsabilidade é grande, mas o privilégio é maior. Por isso mamãe abra o seu coração para Deus e coloque em nossos corações as verdades de Deus.

- Música especial para as mães;             

- Apresentação das fotos no telão;

- Entrega das lembrancinhas;

..

Gostou da sugestão? Compartilhe nas redes sociais para que mais igrejas também possam homenagear as mamães nesta data tão especial!

Confira também: Lembrancinhas para o Dia das Mães.

Até o próximo post!

About these ads

Uma ideia sobre “Programa Dia das Mães na Igreja

  1. Pingback: Lembrancinhas para Dia das Mães | Ensino Infantil num Clique

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s